© Lara Cavalcanti 2012. Tecnologia do Blogger.
RSS

Coluna personal: as grávidas podem e devem praticar exercícios físicos

Viviane Rodrigues
Exercício X gravidez:

"Muitas das escolhas de uma grávida, afetam diretamente na sua e na saúde do seu bebê. Um estilo de vida mais saudável é a melhor escolha para uma gestação tranquila. Por isso, é preciso manter uma rotina de atividades regulares. O resultado disso? Melhora a postura , além de diminuir alguns desconfortos comuns como, dores nas costas e fadiga. Existem estudos que mostram  que exercício físico na gravidez pode prevenir diabetes gestacional, aliviar o stress físico e mental, além de fortalecer os músculos e melhorar a resistência necessária para o parto".
 
 Quais os exercícios mais indicados?

"Para as mamães fisicamente ativas, o recomendado é dar continuidade aos exercícios, só que numa intensidade mais moderada. O ideal é que os exercícios sejam feitos da maneira mais confortável possível, e no máximo por 30 minutos todos os dias. Para as mamães que nunca se exercitaram, depois de uma liberação do médico,  as atividades de baixo impacto são as mais indicadas. Dentre elas: caminhadas, natação e hidroginástica....
 Atividades de impacto, equilíbrio, de contato (passeios a cavalo, ciclismo, patinação, lutas márcias),  devem ser evitadas por todas as mamães. A medida que a barriga for crescendo, evite exercícios deitada de costas (decúbito dorsal) ou ficar em pé por longos períodos. Essas posições diminuem o fluxo sanguíneo para o bebe".​
 
Alguma dica?

"É importante o acompanhamento de um profissional especializado na área, para quem não pode, a dica é aquecer e voltar a calma no início e no final de cada sessão,  alongamento no final de cada treino, e em caso de algum desconforto ou qualquer sintoma indesejado,  interromper  imendiatamente a atividade".
 
 Após o parto, ja posso voltar a malhar?

"Esse prazo pode variar muito porque depende do tipo de parto e da capacidade de recuperação  de cada organismo. Em geral, de 15 a 30 dias do parto já dá para retornar. Lembrando que os exercícios não devem passar de 30 minutos diários, para não ter chances do leite materno secar".
 
Boa gestacao a todas as mamães!!!
 
Viviane Correa Rodrigues
Especializada em Reabilitacao Cardiaca e Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho
 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias, participe do blog. Fique a vontade, a casa é nossa!